Nômade digital: as 7 possibilidades de uma vida sem escritório

Nômade digital. O que é? Como vivem? O que fazem?

 

remote-work-4977972_1920
Nômade Digital

O nômade é aquele indivíduo que vive mudando de lugar em busca de novas pastagens para o gado ou melhores terrenos para semear.

As fronteiras são fluidas, o nômade em geral não respeita os marcos estabelecidos (nas fronteiras nacionais) pois está em busca de terrenos mais férteis.

A palavra “digital” foi adicionada a nômade para se referir as pessoas que trabalham remotamente, fazem uso da tecnologia para desempenhar suas funções.

 

Vamos as 7 possibilidades e tipos de trabalho que o nômade digital pode realizar:

 

1. Produzir conteúdo digital: as empresas nos seus blogs corporativos ou websites necessitam de produtores de conteúdo, escritores (ou não) que façam textos relevantes para a internet.

Relevante não apenas no conteúdo em si, mas nas palavras-chaves usadas e na diagramação do texto para que ele esteja de acordo com a busca nos sites pesquisados.

Produzo conteúdo digital e já me considero uma nômade apesar de estar baseada em São Paulo. A possibilidade de mudar de cidade é muito tentadora!

 

women-4631494_1920
Produzir conteúdo digital

2. Ensinar: dar aulas e cursos. Há algum tempo essa profissão se tornou digital, há professores on-line de todas as disciplinas (não apenas idiomas) com vídeo aulas, palestras e cursos de diferentes formas.

Agora é o momento perfeito para você aprender a usar o zoom, o hangout e outras plataformas. Aproveite a quantidade de cursos gratuitos disponibilizadas em função da pandemia e conheça as plataformas digitais.

Ensino inglês on-line (Se você ainda não viu) há muito tempo, mas estou aproveitando o isolamento para aprender e desenvolver novas técnicas de ensino.

 

3. Influenciar: o chamado influencer pode não ser ainda uma profissão em si, mas chama bastante atenção e é muito requisitado para o Instagram, por exemplo.

São pessoas que utilizam as redes sociais para compartilhar seu estilo de vida e acabam conquistando milhares de seguidores.

As empresas investem nessas “celebridades” para divulgar seus produtos e ganhar autoridade na marca.

 

4. Criar websites e administrar as páginas: um bom programador pode criar websites relevantes que de fato marquem presença on-line e sejam importantes para seus consumidores.

 

guy-2618928_1920
Criar Websites

5. Vender: produtos digitais ou físicos que tenham loja online. Leia a arte da persuasão e faça disso uma profissão. O futuro já chegou.

Os nômades digitais estão em alta como mencionei nesse Post.

 

6. Gerenciar mídias sociais: a pessoa que gerencia o Instagram ,o Facebook e até mesmo o Linkedin de uma empresa, colocando anúncios, conteúdo relevante com a fotografia adequada e hashtags que fazem a diferença.

 

7. Diversos: tradução, contabilidade, design gráfico, ilustração, fotografia e diagramação são algumas das atividades dos freelas: pessoas que fazem trabalho por encomenda, seja por hora ou por demanda específica.

Você pode se dedicar a qualquer coisa (desde que possa ser feita on-line) e fornecer o serviço que o cliente deseja.

É essencial conexão com internet (um bom wi-fi) e um notebook bem estruturado.

A grande diferença de um trabalho em escritório (das 9:00 às 17:00) é que é necessário ter foco, disciplina e sobretudo gerenciar o seu tempo adequadamente. Além de suas finanças.

 

digital-nomad-5005255_1920
Gerenciar Mídias Sociais

Como em geral o trabalho é por demanda, você não sabe exatamente quanto vai receber por mês. É essencial uma preparação antecipada para viver o nomadismo digital.

O mercado digital está muito competitivo. Há diversos produtores de conteúdo, blogueiros, fotógrafos, designers e influencers por aí.

Produzir algo novo e essencial, sem copiar e colar 😉 e que deixe o cliente satisfeito é o preço da autonomia que você ganha com o estilo de vida nômade.

Algumas plataformas que “contratam” os freelancers:

Você já pensou em mudar de vida? Dar adeus a vida de escritório? Deixa um comentário falando sobre seus planos para o futuro.

Quer saber mais sobre minha nova vida longe do escritório? Clique aqui e fique sabendo as novidades!

Boa jornada longe do escritório 😉 .

Um comentário sobre “Nômade digital: as 7 possibilidades de uma vida sem escritório

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s