7 dicas para fazer amizade quando você viaja sozinho

Viajar o mundo sozinho não significa viver uma aventura solitária.

Carol Fernandes

Experimentar outra cultura do seu jeito, em seu próprio ritmo e com um orçamento de sua escolha pode ser uma aventura incrivelmente gratificante.

Mas enquanto alguns podem achar essa jornada libertadora, outros podem se preocupar com a segurança ou com a solidão em um lugar estranho e desconhecido. Afinal, somos seres sociais.

Como fazer amizades quando viajar sozinho? Fonte: unsplash

Quem quer viajar sozinho deve saber que, apesar de seu rótulo, viagem solo não significa sentir-se solitário o tempo todo.

Existem comunidades locais com as quais você pode interagir com segurança, bem como outros viajantes do mundo inteiro em uma posição semelhante.

Como viajar sozinho vem crescendo em popularidade, é claro que há opções para socializar com outros viajantes – é apenas uma questão de se colocar na posição certa para fazer isso.

No post de hoje 7 dicas imperdíveis para conhecer e fazer amizade com pessoas no exterior – quando você estiver viajando sozinho – vamos a elas?

  1. Faça passeios a pé “gratuitos” quando estiver sozinho

A palavra gratuito está entre aspas porque, supondo que seu guia turístico seja pelo menos decente, você deve dar uma gorjeta no final (muitos ganham a maior parte de sua renda com comissão).

Mas esses passeios a pé podem valer cada centavo.

O guia não apenas lhe dará uma visão informada e divertida do local, mas você terá a chance de interagir com outros turistas e possivelmente sair com um novo amigo.

Várias empresas de turismo, como Sandeman’s New Europe ou Free Tours by Foot, têm postos avançados em cidades populares e são opções seguras para o viajante solo. Visite o site da empresa e leia as avaliações deixadas pelos viajantes para ter certeza de que está tudo certo.

Você também pode consultar as avaliações em sites separados, como o TripAdvisor, para uma visão mais abrangente.

Viajar sozinho não precisa ser solitário. Fonte: Unsplash

2. Interaja com os locais

Se você estiver hospedado em um hostel, a equipe geralmente tem relacionamento com empresas de turismo na cidade.

A recepcionista ou concierge do hotel também pode fazer recomendações. A moça da padaria ou do mercado, o cara do café, qualquer pessoa que você encontre pode recomendar passeios e locais que só eles conhecem.

Todas as vezes que eu viajo sozinha pergunto ao recepcionista onde ele almoça. Algumas vezes ele traz seu próprio almoço, contudo ele sabe onde fica o restaurante mais próximo e mais barato.

Pergunto sobre o pub ou bar mais descolado: aonde você vai no sábado à noite quando está de folga? Ou ainda, o que você acha imperdível na cidade?

E, nada melhor do que descobrir as “joias” escondidas💙 em uma cidade, não é?

3. Use o Airbnb para ter experiências únicas

O Airbnb pode ser mais conhecido pelas opções de hospedagem, mas também quer fornecer a você algo para fazer no seu destino. O Airbnb Experiences conecta os viajantes com guias locais que conduzem os hóspedes em atividades pagas que variam de passeios pela cidade a passeios em bares e aulas de hobby e habilidades.

Então, qual é a diferença? Semelhante aos passeios a pé, as Experiências do Airbnb podem ser uma maneira divertida de se misturar com outros turistas e, ao mesmo tempo, obter conhecimento em primeira mão de moradores locais experientes😉.

E embora você tenha que pagar adiantado, os custos geralmente cobrem despesas como transporte, alimentação, bebidas ou equipamento.

4. Prefere eliminar o intermediário e se conectar diretamente com outros viajantes?

Experimente a variedade de aplicativos de redes sociais projetados especificamente para viagens Travello, gratuito para iOS e Android, permite que você descubra outros viajantes nas proximidades, combine itinerários para viagens planejadas e participe de grupos com base em interesses semelhantes. Você também pode criar um feed postando fotos e atualizações.

Tourlina, também gratuito para iOS e Android, é exclusivamente para mulheres e funciona de forma muito semelhante a um aplicativo de namoro, passando o dedo em possíveis companheiros de viagem com itinerários e horários semelhantes.

As mulheres também podem usar o recurso BFF do aplicativo de namoro Bumble para encontrar companheiros na área.

Como em qualquer primeiro encontro por meio da mídia social, tenha cuidado ao conhecer pessoas na vida real. Reúna-se em espaços públicos e converse por vídeo com antecedência.

Cuidado nunca é demais.

Viajar Sozinho é libertador! Fonte: Unsplash

5. Prepare-se com antecedência, como eu menciono no Guia para Viajar por Conta Própria, a preparação de um roteiro juntamente com seu orçamento é essencial para aproveitar tudo que o destino oferece e conhecer novas pessoas sem quebrar a banca.

Coloque no roteiro os bares descolados, restaurantes interessantes, shows e concertos que acontecerão na data da sua viagem.

Se der tempo de visitar pelo menos um deles você vai conhecer pessoas novas. Viajar sozinho não precisa ser uma aventura solitária!

E, de quebra, você sai com segurança do Brasil sabendo o que vai enfrentar no local dos sonhos.

Baixe o Guia e se prepare para sua próxima viagem sozinho , depois me conte como foi a experiência, combinado?

6. Use os grupos online de viagem para se conectar antes, durante e depois de viajar sozinho

Há diversos grupos no facebook onde as pessoas compartilham suas experiências do local: dicas de quem já foi, está lá no momento ou ainda mora na cidade.

Na maioria deles você pode tirar as dúvidas que quem viaja sozinho tem. E, ainda, se conectar com quem vai para o mesmo local com antecedência.

E, quem sabe tomar um café?

Sou membro de alguns deles e recomendo o Girls Love Travel , Go Wonder Female Travel group e o  Go nomad – a Life of alternative travel. O último é direcionado a nômades digitais, mas tem ótimas dicas!

7. Se você realmente quer mergulhar na cultura e fazer amizade com os locais, ter até mesmo um entendimento básico de inglês pode ser super útil.

Comunicação é essencial, utilize o tempo de preparação da viagem e melhore o inglês, assim será possível falar com quase todo mundo, pedir informações e até fazer amizades.

Além disso é importante aprender palavras e frases básicas na língua do país.

Toda vez que vou a um país diferente procuro aprender um pouco do idioma local, faço um pequeno dicionário e isso me rende sorrisos e uma receptividade tremenda.

Para aprender inglês sozinho antes da sua viagem pode ser uma boa ideia baixar o e-book. E começar seu aprendizado autônomo!

O inglês vai te ajudar a se comunicar com outros viajantes bem como com os locais e, claro: fazer novos amigos.

Quando estou viajando sozinha, quase nunca me sinto solitária.

Nunca tive problemas para fazer amigos durante as viagens ou encontrar alguém para comer algo, juntar-se a mim em uma excursão ou apenas bater um papo.

Na verdade, conhecer gente nova e interessante é meu aspecto favorito quando viajo sozinha.

Tive conversas sobre questões globais, peguei dicas de livros e filmes, ri até chorar e fiz memórias inesquecíveis com pessoas que eu nunca teria conhecido se estivesse viajando com um grupo.

Por isso sou uma defensora voraz da viagem solo, não há melhor maneira de aprender mais e melhor.

Por falar nisso, escrevi dois posts sobre os melhores e mais seguros lugares para viajar sozinho, lá fora e aqui no Brasil. Dê uma olhada!

É ótimo viajar com um grupo de amigos, não me entenda mal, entretanto quando viajo sozinha tenho toda a liberdade do mundo.

Acordo quando quero, visito os locais do meu interesse, como quando estou com fome e durmo se quiser!

A liberdade de viajar sozinho não tem igual.

Estamos todos com saudade de viajar, não é? Assim desejo para você ótimas ✈s em 2022.

Aproveite o instante, você já sabe que a vida é breve e o mundo é grande, estou torcendo que você esteja 💉 e possa embarcar em breve.

Boa jornada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s