Como estudar inglês sozinho sem sair de casa? Parte I: reading

Ensino inglês on-line há muito tempo.

Outro dia uma amiga me pediu para fazer um roteiro de como estudar o idioma sozinho, para quem não pode ou não quer ter um professor no momento.

Como estamos em isolamento social ou distanciamento, pensei em compartilhar aqui também algumas dicas para dar um up no inglês em casa.

 

 

notebook-336634_1920

Vamos fazer uma sequência de como trabalhar as habilidades: reading, listening, writing e speaking.

Primeiro que tal começar com as dicas básicas para se organizar?

✅ Use um caderno 📒. Sim, daqueles antigos e não o notebook.
✅ Trabalhe sempre as 4 habilidades básicas: reading, writing, listening and speaking.
✅ Estabeleça metas diárias e semanais- que vc possa alcançar. Trabalhe por exemplo o reading junto com o vocabulário. O listening junto com o speaking. 20 palavras por semana é uma meta tangível.
✅ Tem lápis de cor? Se não peça no grupo do prédio, pegue do sobrinho ou compre on-line.
✅ Faça uma paleta de cores. As básicas para os pontos principais do idioma. Por exemplo : verbo pode ser verde escuro; advérbio verde limão, adjetivo verde oliva e assim por diante. Cada classe principal com a cor “mãe”.
✅ Divida o caderno conforme a paleta de cores. Vai facilitar sua memorização e na hora de revisar vai estar tudo separado.
✅ Pense em um assunto (ou assuntos) que você gosta. Vai ser importante na hora da leitura e do listening.
✅ Procure na internet exercícios em pdf (que você pode baixar gratuitamente) com as respostas. Salve as páginas nos favoritos.
✅ Faça uma lista de coisas para trabalhar o listening: podcasts, filmes (que você já viu), programas de tv, vídeos no YouTube, TED Talks, seriados, músicas.

 

book-3259352_1920

Vamos para as dicas de como dar um up no Reading?

✅ Encontrou o assunto do seu interesse? Comece com textos pequenos: blog posts por exemplo. Depois encontre nos jornais online a seção que te apetece e baixe o texto em pdf.

✅ Utilize as 3 técnicas de leitura dinâmica: skimming, scanning e só depois leia com foco. Leia pelo menos 5 vezes o mesmo texto: na quarta você vai anotar o vocabulário novo e na quinta você vai ler com o conhecimento já adquirido. Gosto muito deste artigo da rock content sobre leitura dinâmica.

✅ Achou uma palavra que não sabia? Por exemplo: gorgeous. Anote os sinônimos ao lado (na parte de vocabulário do seu caderno): beautiful, good looking, stunning. Faça uma sentença com a nova descoberta.

✅ Faça um resumo (5 linhas no máximo) do texto que você leu. Poder de síntese é a ideia.

✅ Observe a estrutura das sentenças: onde está o verbo? Qual o adjetivo correspondente? O advérbio acompanha? De que tipo ele é? Desconstrua as frases.

✅ Revise o vocabulário novo a cada 2 semanas. Por isso é importante anotar em separado. Por texto lido ou data da leitura.

✅ Faça perguntas (para você mesmo) em voz alta a fim de interpretar o texto. Quebre em parágrafos.

✅ No site One Stop to English há textos com exercícios gratuitos na seção: monthly topic lessons. Os textos são do jornal The Guardian adaptados para leitura e interpretação.

✅ Leia revistas e jornais em inglês, se estiver no intermediário ou avançado. A maioria das publicações (The Economist e The New York Times) permitem a leitura de pelo menos 5 artigos por mês sem pagar por isso.

 

book-1771073_1920

✅ Faça as pesquisas no buscador em inglês. Você vai ser “obrigado” a ler as páginas no idioma.

✅ A Penguin Readers tem livros separados por nível do idioma. Escolha um que seja adequado ao seu nível. Há vários sites para download gratuito de livros em inglês. Comece com livros infantis.

Para saber mais sobre o nosso curso de inglês on-line clique aqui e agende uma aula gratuita. Temos alguns horários disponíveis às terças e quintas!

Aproveite para melhorar o seu inglês em casa, na próxima viagem vai embarcar com a certeza de que pode se comunicar no idioma.

Boa jornada 😉 dando um up no inglês.

 

4 comentários sobre “Como estudar inglês sozinho sem sair de casa? Parte I: reading

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s