Novos protocolos: os 21 passos para a viagem internacional

As fronteiras internacionais permanecem fechadas para brasileiros, entretanto devem abrir em breve. Abriram em 15 de junho para a maior parte da Europa – área Schengen.

 

viagem-internacional
Viagem internacional

A União Europeia divulgou dia 11 de junho que fará uma lista especial com os países cuja entrada será permitida – se você ainda não viu.

Atualmente há voos sendo operados daqui do Brasil para alguns destinos dentre eles Portugal – pela TAP ou pela Azul.

Entretanto o país exige agora que apenas residentes ou cidadãos europeus com visto de residência ou permanente entrem no país.

A medida foi estendida até 30 de junho. Como foi divulgado pela TAP – através de e-mails para os passageiros. Você pode ver a reportagem completa nesse artigo.

Nesse meio tempo, algumas companhias aéreas começaram a enviar e-mails com os novos protocolos para embarque internacional, recebi da Turkish Airlines e da Emirates.

 

protocolos-viagem-internacional
Novos protocolos para a viagem internacional

Os 21 passos para sua viagem internacional pós pandemia:

Antes do embarque:

1. Tendo em conta que a poltrona do meio dificilmente será ocupada -pelo menos por enquanto, sugiro comprar a passagem aérea com antecedência – como mencionei nesse post– para evitar surpresas de última hora, como overbooking;

2. Check-in deve ser feito on-line na maioria das companhias aéreas, por enquanto a Emirates não dá essa opção.

Sugiro baixar o aplicativo da companhia aérea para que na hora do embarque você saiba exatamente quando será chamado. Bem como onde estará sentado;

3. Passe no site da CIA aérea e veja os protocolos específicos, como mudam a todo momento o ideal é checar antes da viagem internacional;

4. Chegar no aeroporto 3 horas antes do voo: ainda que a empresa permita fazer o check-in on-line, é necessário chegar antecipadamente.

A Egyptair sugere 4 horas e meia antes do voo.

As filas para despachar a bagagem serão maiores tendo em conta o distanciamento exigido e os novos protocolos de higiene para os atendentes.

Prepare a bagagem de mão:

 

bagagem-de-mao
Bagagem de mão

5. Uso obrigatório de máscaras – a Turkish requer que a mesma deve ser trocada a cada 4 horas, então será necessário levar máscaras extras, que serão checadas no raio-x, bem como lenços higiênicos.

Você pode levar álcool em gel, mas lembre-se que os líquidos permitidos são de até 100 ml. Para preparar uma bagagem de mão sem errar veja o post;

 

mascara-pandemia-viajar
Uso obrigatório de máscara

6. Levar uma sacola de lixo pessoal, para depositar as máscaras usadas durante o voo e colocar na sua bolsa pessoal;

7. Bagagem de mão: o tamanho permitido agora – pela Turkish Airlines é no máximo: 40x30x15 cm e o peso: não mais que 4 kgs.

Toda bagagem que exceder seja em tamanho ou peso será despachada;

8. Somente um item será permitido: ou seja, uma bolsa com seu laptop ou uma bolsa com seus itens pessoais nas medidas acima especificadas;

9. Vista uma jaqueta poderosa caso sinta frio na aeronave, embarque com ela, você vai ver abaixo que não haverá cobertores disponíveis em algumas companhias aéreas.

 

aeroporto-pandemia-viajar
Aeroporto

No aeroporto:

10. No aeroporto a distância será de 1,5 metros, haverá linhas vermelhas ou amarelas no chão a fim de orientar os passageiros, bem como álcool em gel nos dispenser em cada ponto de “parada” obrigatória: controle de passaportes e raio-x, por exemplo;

11. Sua temperatura será checada seja com um termômetro comum ou com um aparelho semelhante ao raio -x que cabe uma pessoa em pé.

 

viaje-sozinha
Viagem solo

Dentro do avião:

12. Não haverá mais travesseiro e o cobertor somente para voos acima de 4 horas, na maioria das companhias aéreas;

13. Não haverá mais jornais ou revistas de entretenimento a bordo;

14. Leve o seu próprio fone de ouvido – eles estão estudando se vão distribuir um para cada passageiro ainda na Turkish Airlines, pelo menos;

A Emirates fornecerá um para cada passageiro devidamente lacrado e higienizado;

 

fone-de-ouvido-viajar-pandemia
Leve um fone de ouvido

15. Só água será servida em voos de menos de duas horas e a comida será servida individualmente e virá completamente embalada – de acordo com eles por medidas de higiene;

16. Para a classe econômica não haverá mais menu e as refeições serão servidas em porções limitadas e embaladas individualmente;

17.A Emirates aconselha o uso de luvas, a máscara também é obrigatória.

É necessário preencher um formulário de “saúde” e se destino for Dubai um consentimento com os 14 dias de quarentena também será exigido.

Como será feito o embarque?

18. O embarque será feito começando pela última fileira, o passageiro será chamado pelo nome ou pelo grupo que está fixado no cartão de embarque – seja ele físico ou eletrônico.

 

embarque-viagem-internacional
Embarque

Como será o desembarque?

19.O desembarque será por fileira, a cada grupo de 10 pessoas, com intervalo de 2 minutos, sob a orientação dos comissários de bordo;

20. Os novos protocolos da Turkish você pode ver clicando aqui. E os da Emirates nesse link;

21. Sugiro pesquisar os meios do transporte no destino. Caso você chegue às 19:00, por exemplo, leve em conta a duração do processo de desembarque e checagem do passaporte no controle do país.

Como mencionado as filas serão maiores.

Assim se você vai pegar metrô para chegar até acomodação verifique o horário de funcionamento dele, bem como avise ao transfer contratado- se for o caso, que o processo pode levar no mínimo duas horas, tendo em conta a coleta da bagagem despachada.

Como cada país terá seu protocolo farei todo mês uma lista atualizada de entrada e permanência nos destinos mais visitados.

Acompanhe os regulamentos para cada país na nossa página, em tempo real. Assine a newsletter aqui.

Programe sua viagem para 2021 com antecedência. Não deixe de realizar seu sonho!

Como pudemos observar com a pandemia tudo muda muito rápido e o mundo é muito grande para ser deixado de lado 😉 . Viaje sozinha!

Conte com nossa concierge para uma viagem segura e confortável. Aprenda a preparar sua viagem e o faça com quem entende do assunto.

Para quem quer viajar sozinho e preparar sua viagem sem depender de agência, há o Guia essencial para viajar por conta própria. Clica lá!

Somos afiliados da Amazon, assim se você comprar o livro pelo link receberemos uma comissão, entretanto isso não afeta o preço que você paga.

Deixe seu comentário, avalie os livros publicados e boa jornada!

Boa jornada!

3 comentários sobre “Novos protocolos: os 21 passos para a viagem internacional

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s