Viajar sozinha? Os sete motivos para viajar por conta própria

blog5

A viagem solo é um desafio. 

O planejamento tem que ser antecipado, é necessário escolher a acomodação mais próxima da estação de metrô ou trem e montar o roteiro conforme seu tempo e dinheiro. A viajante solo paga (em geral) a mais, é o chamado single supplement quando fica sozinha em uma habitação. E estamos mais vulneráveis.

No Solo Travel Society você encontra dicas de destinos com o nível de dificuldade e de segurança de cada um deles. Passa lá quando estiver planejando sua viagem sozinha.

Quando você enfrentou todo o pavor e conseguiu chegar no destino, terá que sair sozinha da acomodação, almoçar ou jantar num restaurante, preparar seu itinerário e pegar o metrô, entender o mapa e perder-se nas ruas.

O medo é uma espécie de companheiro das mulheres que viajam sozinhas. O medo de quase tudo, não é?

A questão é: posso superar o medo de viajar sozinha? Enfrentá-lo e ir de qualquer forma? Vale a pena?

Vamos falar sobre os sete motivos para viajar pelo mundo: 

1. Outra cultura e outro idioma vão abrir seus horizontes.

Você vai observar o povo local comendo e bebendo e gesticulando de maneira própria, vai apreciar um café com outro gosto (como os do Vietnã), saborear comidas jamais imaginadas e escutar músicas típicas em instrumentos que você não conhecia.

É todo um universo de cores, sabores e flores que se descortina.

Literalmente um mundo novo que só será assimilado dias ou semanas após o seu retorno.

Aprender ainda é um excelente motivador;

2. Vai se tornar mais independente.

Os desafios que se apresentam ao longo da viagem vão fazendo com que seus medos percam a cor, eles vão desvanecendo à medida que, a cada dia, novos estímulos aparecem.

Quando você volta para casa percebe que já não tem receio de ir ao cinema ou ao teatro sozinha ou visitar alguém em um bairro distante, afinal você já andou de metrô em Tóquio.

Viajar sozinha dá a palavra autonomia outros contornos;

blog 1

3. Aprendizado a jato: tudo que você aprende na viagem é condensado naqueles poucos dias, como se tivesse lido 4 livros em uma semana e, de fato aprendido o que continha neles.

O estímulo visual (as paisagens de tirar o fôlego) e auditivo (o outro idioma) vão te fazer acelerar a experiência, na cabeça e na alma.

Você descobre uma nova maneira de deixar a casa mais limpa, em menos tempo ou aprende novos modos de fazer batata ou ainda descobre como a cor pode modificar um ambiente.

Tudo novo. E tudo diferente.

Você aprende mais, melhor e mais rápido quando viaja sozinha;

4. Torna-se capaz de sustentar as próprias escolhas e apreciar sua própria companhia: você descobre o quão precioso é ficar sozinha, ouvir seus pensamentos e conversar consigo mesma.

Como colocar as cartas em ordem de um baralho. Seus pensamentos ficam mais fluidos e menos barulhentos.

Começa a prestar atenção não apenas nos sons, mas principalmente no silêncio.

E aprecia a solidão.

Abraça a mesma como uma companheira de trilha e bate um papo com ela. Viajar sozinha dá cor a solidão.

blog 3

5. Ficará menos crítica: ao longo das viagens você entende que as pessoas fazem as coisas da maneira como lhes foi ensinado (não há certo e errado), é um traço cultural e comportamental.

Vai entendendo e assimilando aquilo que antes considerava defeito como apenas sendo uma característica particular de cada um.

O resultado: você se torna menos crítica quando volta para os amigos, o trabalho e sua casa. Just a little respect, right?

6. O mundo fica maior e ao mesmo tempo menor.

Maior porque seus horizontes se alargam, você começa a pensar em destinos que nem sabia que existiam e menor porque você conhece tanta gente de tantos locais, tão diferentes de você e percebe que somos todos um.

O contato com essas pessoas pode ou não permanecer, mas a diferença que cada uma delas fez na sua vida permanecerá com você por muitos anos.

Viajando sozinha você estará mais aberta para conhecer as pessoas que aparecem ao longo da jornada.

blog 4

7. Entende que coragem não é ausência de medo: Você atravessou oceanos, cruzou fronteiras, falou outros idiomas, se desafiou a comer aquela coisa (que nem lembra mais o nome) e estava com medo.

Sim, estava apavorada. Mas foi.

Para os confins do mundo levando apenas a si mesma.

O medo que em geral paralisa não te venceu. Parabéns, você conseguiu!

Embarque na jornada consciente de que você pode. Tudo será mais fácil do que imagina.

O mundo é mais seguro do que pensamos e principalmente: você é capaz de enfrentar qualquer obstáculo para realizar seu sonho.

Desejo que o destino do seu coração seja alcançado em segurança, em paz e com muito amor.

Se você ainda não sabe sou escritora e os livros publicados são : Mochilando com as deusas para quem gosta de mitologia, psicologia e viagens 😉 .

Para quem quer viajar sozinho e preparar sua própria viagem publiquei o Guia Essencial para viajar por conta.

Utilizamos links afiliados, se você comprar o livro por meio do link indicado receberei uma comissão, mas isso não afeta o preço que você paga.

Boa jornada viajando sozinha!

2 comentários sobre “Viajar sozinha? Os sete motivos para viajar por conta própria

Deixe uma resposta