O fato de viajar para a Europa e não precisar de visto é um grande atrativo para os brasileiros, não é ?
Além da logística ser super simples, tendo em conta que o transporte público funciona muito bem e há segurança nos países ocidentais.
Entretanto os 26 países signatários do tratado de Schengen passarão a exigir uma autorização eletrônica a partir de 2021 para entrada de brasileiros na Europa Ocidental.
Denominado ETIAS – sistema europeu de informações e autorização de viagem, uma espécie de visto não tradicional: para o Brasil e mais 14 nações que no momento estão isentas de autorização para entrar no espaço Schengen.
O Parlamento europeu aprovou o sistema de controle para entrada de turistas em julho de 2018.
Como funciona ? É necessário preencher um formulário on-line com a qualificação ( nome, endereço, passaporte, emprego, escolaridade, etc); se tiver parentes na Europa é obrigatório informar as autoridades e ainda será preciso preencher um questionário de segurança e saúde com os antecedentes criminais.
Para solicitar a permissão clique aqui.
A taxa é cerca de € 7 (por enquanto) e quando for embarcar será necessário mostrar a “permissão eletrônica ” juntamente com o passaporte. O ETIAS terá validade de 3 anos. Para mais informações clique aqui.
Em função do terrorismo e da crise migratória a Europa criou a permissão eletrônica.
Além da taxa de turismo diária que temos que pagar quando fazemos o check in na habitação (que varia de € 2 a 4 por dia dependendo da cidade escolhida) teremos mais essa despesa “ extra” por assim dizer.
Espero que isso não desanime os viajantes ! A Europa é linda e muito fácil de circular.
Um comentário sobre “Visto para a Europa? Permissão eletrônica de viagem em 2021”