Turquia Parte IV: Afrodisia e Éfeso

Um pouquinho de mitologia:

 

No caminho entre Pamukkale e Selçuk (cidade base para a visita ao sítio de Éfeso) fizemos um pequeno desvio a fim de visitar uma cidade dedicada a deusa Afrodite. Não muito conhecida, chamada Afrodísias (ou Aphrodisias). Localiza-se próximo a cidade de Geyre, 13 km de Karacasu, na província de Aydin. Estava vazia e foi possível fazer um tour (sem guia) em paz. Paramos no café (em frente ao museu) e o barista nos explicou um pouco acerca da cidade. Não me contive e comprei um pequeno guia (de papel) 😉 .

 

Muito bem conservada a cidade conta com um templo dedicado a deusa (como mencionado acima), um portão majestoso chamado Tetrapylon (tetra=quatro, pylon=portão em grego), a Agora (onde eram feitas as reuniões entre os civis), o estádio, a arena, os banhos Adriáticos, um labirinto e milhares de esculturas (que parecem vivas mesmo). O sítio arqueológico era na verdade uma escola para escultores. O dia nublado deu uma outra “cara” para as fotos:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

Se você gosta de mitologia, faça um desvio (caso esteja de carro) ou contrate um tour (há alguns nas agências em Pamukkale).

 

Com o objetivo de visitar Éfeso (o maior sítio arqueológico da Turquia e patrimônio da UNESCO) escolhemos a cidade de Selçuk para dormir (uma pequena vila na verdade) pela proximidade do sítio (cerca de 4 km). Alguns escolhem Izmir (que dizem que é linda e beira-mar) . Em Selçuk ficamos na seguinte acomodação: Hotel em Selçuk. Há escadas (várias), mas o quarto é bom e tem sacada. O banheiro é pequeno e o café da manhã é razoável. Se não for ficar muitos dias (e não estiver com mala grande e pesada) esse pode ser um bom local.

 

Próximo da cidade há o templo dedicado a deusa Ártemis (há apenas uma coluna ereta e algumas pedras) o que já foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. A entrada é gratuita e é possível ir a pé. Para Éfeso tem que ir de carro (são várias entradas) e para a casa da Virgem Maria (sítio de interesse para os católicos) também é necessário ir de carro (8 km) ou contratar um tour. A entrada de Éfeso custa LT 40,00. A da casa da Virgem Maria: LT 20,00.

Éfeso:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

Para os que se interessam por mitologia o imperdível na Turquia: Hierápolis (em Pamukkale), Éfeso (próximo a Selçuk) e Afrodísias ( na região da Anatólia).

Nossa viagem terminou no aeroporto de Izmir (dirigimos até lá e entregamos o carro). Pegamos o voo para Istambul e voltamos dois dias depois para São Paulo. Foi corrido, cobrimos muita coisa e não descansamos, mas valeu a pena.

 

A Turquia foi mais do que eu esperava. Com um bom planejamento e sem descansar você consegue passar (e passear) nos pontos históricos mais importantes do páis. Se precisar de ajuda é só chamar. Boa viagem!

 

4 comentários sobre “Turquia Parte IV: Afrodisia e Éfeso

  1. Maravilhosa viagem a vossa Filhota e um excelente guia para quem pretenda viajar para a Turquia, e se interesse por mitologia, pois estão excelentes os slides. PARABÉNS ADOREi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s