Marrocos Parte I: Marraquexe

Quero agradecer as minhas amadas Piedade, Patrícia e Vera que me ajudaram a lembrar dessa viagem para eu que pudesse escrever e organizaram a mesma com a agência. Gratidão. Amo vocês.

marrocos15

Encontrei minha família portuguesa em Lisboa e partimos para Marraquexe. Fizemos com uma agência de viagem (Agência). Nosso motorista nos encontrou no aeroporto e percorremos o país de carro. Foi excelente. Barak era o nosso motorista, guia e segurança. O país é magnífico e cheio de cores fortes. 

As línguas faladas são: árabe, francês e espanhol. Quase ninguém fala inglês. Quando percebem que você é turista (não é muito difícil pois o país é bem tradicional na maneira de vestir) falam em francês ou espanhol. Com um pouquinho de cada língua dá para se virar bem. Faça um pequeno dicionário em árabe das frases principais e não haverá problema. O povo (como na maioria dos países islâmicos que visitei) é muito hospitaleiro.

O país do norte da África está situado a 14 km da Espanha e separado da Europa pelo Estreito de Gibraltar. O Saara (majestoso), as montanhas do Atlas e uma bela costa (Atlântica) fazem da beleza natural do Marrocos seu maior atrativo. As cores do belo país: 

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

  

As cidades do Marrocos são conhecidas por cores, definidas assim pela cor básica de suas construções. Fez, por exemplo é amarela; Chefchaouen é azul ; Meknés é verde;  já Marraquexe é vermelha.

 

Toda trabalhada no pulsante da cor ela se estende com minaretes, praças (com bichos para tirar fotos), encantadores de cobra, a medina e os souks (os mercados), restaurantes de rua, cafés e muita gente. A cidade pulsa, vibra e encanta. Marraquexe é tudo que você imagina e um pouco mais. Em fotos:

 

 

Pontos turísticos mais interessantes: os Túmulos Saadinos (Tombeaux Saadiens); La Medersa Ben Youssef; o Museu de Marrakech ; a praça Djemaa El Fna (sempre lotada de turistas); o Museu Bérbere e o complexo Mouassine:

 

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A moeda chama-se Dihram Marroquino (MAD). Cada real vale hoje: 2,15 dihram. É muito barato comer e se hospedar no Marrocos. Uma refeição (completa) custa em média 30 MAD, uma água 3,60 MAD, um café 12 MAD. A hospedagem em pousada (o mais em conta) cerca de 215 MAD a diária .

A habitação : durante nossa estada no país ficamos em Riads. São as casas tradicionais marroquinas (em geral situadas no centro histórico das cidades) que preservam a arquitetura original do local. Eram casas que foram convertidas em alojamentos. Não é um hotel super elegante, mas também não é um albergue. Deixa a experiência um pouquinho mais autêntica. Adorei todos os riads que ficamos. Todos tinham terraço (se não estivesse muito frio era o local ideal para o café da manhã) e um pátio interno. A decoração era super típica e os lustres eram de cair o queixo. 

No coração da medina a apenas 10 minutos da famosa praça ficamos no Riad La Belle Époque ( Alojamento em Marraquexe). Excelente habitação, quarto espaçoso, banheiro confortável e café da manhã bem servido. Serviço nota 10 e localização perfeita. Recomendo.

A viagem que você vai acompanhar foi realizada em novembro de 2014, mas os valores estão atualizados para fevereiro de 2020.

Para receber guias de viagem (Europa 2020) ou consultar valores de viagem ao Marrocos, passe na página Viajar é Fundamental e assine nossa newsletter!

 

6 comentários sobre “Marrocos Parte I: Marraquexe

    1. Você sabe o que dizem? Que as melhores viagens são por causa das companhias. Vocês são ótimas companheiras de estrada. O prazer foi meu. Beijos irmã.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s