Reclinar ou não reclinar, eis a questão.
Recentemente durante um voo da American Airlines de New Orleans para Charlotte nos E.U.A., uma mulher decidiu reclinar sua poltrona e o passageiro atrás começou a bater e socar o assento dela. Ela filmou o incidente (se é que se pode chamar assim) e postou na sua conta do twitter. O vídeo você pode ver aqui.
Agora ela vai processar a companhia aérea alegando que a comissária de bordo depois de repreendê-la (o que não duvido) ainda ofereceu ao passageiro um drink gratuito, veja a reportagem aqui.
A partir daí começaram as controvérsias acerca da etiqueta de bordo.
Posso reclinar meu assento? Devo avisar o passageiro que está sentado atrás? Escrevi um conteúdo recentemente – para a newsletter da página, contendo tópicos parecidos.
A pessoa que está sentada no meio, por exemplo, tem direito aos dois braços. O espaço é minúsculo e já está super apertada, nada mais justo que deixar o encosto do braço para a criatura do meio.
Etiqueta de bordo internacional.
No que se refere a reclinar a poltrona, realmente acho que você (e eu) tem todo direito de fazê-lo. Desde que espere pelo menos o avião sair do chão e volte a posição inicial durante as refeições porque ninguém merece comer no aperto maior ainda.
O CEO da Delta Airlines numa entrevista, disse que o passageiro deveria avisar diante mão que irá reclinar a poltrona.
Lembro de uma viagem (de ônibus) de Atenas para Meteora na Grécia. O trajeto era imenso, levou pelo menos 7 horas para chegar. Num determinado ponto eu reclinei minha poltrona para tirar um cochilo. O casal que estava atrás de mim era americano.
A mulher começou a reclamar. Eu virei e perguntei: qual é o problema? Estou apertada aqui, ela disse. Eu retruquei: mude de lugar. Há diversos assentos vazios no ônibus.
Claro que ela continuou resmungando e não mudou de lugar.
Não consigo entender a polêmica. O espaço (na econômica) já é minúsculo, se não pudermos reclinar, o mínimo, nossa poltrona, como vamos descansar?
Temos todo o direito de fazê-lo. A questão é: devemos avisar antes?
O que você acha? Deixe seu comentário.
Para receber guias de viagem (Europa 2020) e dicas de como tornar seu voo longo mais confortável assine nossa newsletter no Viajar é Fundamental. Se quiser preparar sua viagem sozinho baixe o e-book Guia Essencial para Viajar por Conta Própria.