O arquipélago português composto por 9 ilhas, localizado no meio do Atlântico, nos inunda com paisagens espetaculares. Cada ilha com sua peculiaridade e uma completamente distinta da outra. Vamos falar sobre a ilha do Faial.
Faial:
A capital da ilha (que tem cerca de 20 km de comprimento) chama-se Horta. Uma cidade pequena, mas cheia de vida nos meses de julho e agosto. De 02 a 11 de agosto de 2019 aconteceu a maior festa, que dura uma semana e chama-se: Semana do mar. Atrações como concertos, shows, comida típica, roupas e artesanato são algumas opções dessa semana que dá mais cor a ilha- já é chamada de ilha azul por conta das hortênsias.
Recomendo ir um pouco antes da semana do mar, os preços estarão melhores e a possibilidade de não encontrar acomodação na ilha é grande nas datas de festa. Por falar em local para ficar, vou recomendar dois lugares distintos na capital da ilha: um central e outro rural. As acomodações do tipo rural estão em alta agora.
Acomodação:
Acomodação central: Genuíno é um homem famoso na ilha, ele fez a volta ao mundo sozinho navegando do Atlântico para o Pacífico. Tem seu próprio restaurante, que fica logo abaixo da acomodação na mesma rua, com vista para a praia.
A acomodação (Genuíno House) é extremamente bem localizada, pertinho da praia de Porto Pim e com padaria e mercearia a poucas quadras. Confortável, excelente wi-fi, quartos amplos e muito limpa. Há a opção de ficar num apartamento (que tem micro-ondas, geladeira e fogão), uma sala ampla, banheiro só para você e uma varanda.
Beatriz, que administra o alojamento, é excelente. Qualquer coisa (mesmo) que você precisar ela vai se desdobrar para conseguir. Se você for sozinho ou em casal essa é a melhor opção. A nota no Booking é 9,7.
Acomodação rural: se você quer paz esse é o lugar ideal. Para famílias, viagem em grupo ou casais que querem privacidade total eu recomendo. As acomodações são amplas e superconfortáveis. Equipadas com máquina de lavar (exceto a acomodação prunus), micro-ondas e todos os utensílios domésticos que você possa precisar. Eles oferecem uma gama de atividades, dentre elas: mergulho, caça submarina, canyoning, caminhada e fotografia.
Não há alimentação no local, então vá até o hiper (Supermercado) e faça suas compras. Cozinhe no local e coma no terraço com uma vista espetacular. Paz e privacidade serão suas companheiras.
Filipa (que administra a propriedade) é supersimpática, gentil e agradável. A nota no Booking também é 9,7 e os depoimentos comprovam que você será bem tratado.
Alimentação: Restaurantes e cafés.
Genuíno: o serviço é de primeira: rápido e eficiente. A comida é fresca e excelente. Os preços são justos. É necessário fazer reserva.
Boca Santa: sanduíches, panquecas e excelentes saladas. Come-se bem e paga-se um preço justo. Não é necessário fazer reserva.
Peter Café: gringos por todos os lados. O serviço é razoável, a comida é boa, mas é caro. Se você acabou de fazer um passeio de barco (para ver baleias, por exemplo) ou mergulhou, dá uma passada lá e come alguma coisa. Fica bem em frente à marina da Horta e tem wi-fi livre.
Pastelarias bico doce: sanduíches, café da manhã completo, doces e sobremesas. Preço excelente e bom serviço. Há várias pastelarias dessa rede, a que eu frequentava fica na rua Serpa Pinto, 38, Horta.
Praias e Passeios:
- Praia do Almoxarife
- Praia de Porto Pim
- Caldeira do Faial
- Mirantes
- Ver baleias
- Mergulhar
- Cavalgar
Desvantagens:
- O Faial é longe, portanto as passagens aéreas são caras. É necessário fazer escala: em Lisboa e pegar outro voo ou ir direto pela Tap para a ilha da Terceira (direto não: São Paulo-Lisboa-Terceira) e lá pegar um voo interno (num avião micro) pela Sata para o Faial. Assim é difícil de chegar e, portanto, caro;
- É úmido. Óbvio já que é uma ilha, mas tenha isso em mente se não gosta de umidade e calor juntos. No verão é quente, mas não como aqui. Se você mora em São Paulo vai estranhar a umidade e o mofo em alguns locais;
- Não há café decente em pó. Você pode tomar um bom café de máquina, mas se for no supermercado comprar para fazer em casa vai se decepcionar. Então invista num expresso por dia, pelo menos;
- Pouca opção de transporte público: tem ônibus, mas passa em determinados horários. Se você for para o aeroporto e estiver no centro da cidade, terá que pegar táxi.
Vantagens:
- Foi eleito entre os 100 destinos sustentáveis no ano de 2019: é tudo ainda cru por assim dizer, então está bem conservado. Vida marinha e biodiversidade, bem como uso racional da água: Destino sustentável;
- A natureza é privilegiada: as praias não são bonitas (exceto o Almoxarife), mas todo o resto é. Os passeios de barco te deixam maravilhada e as hortênsias em toda a ilha é mesmo deslumbrante. Se você gosta de fazer caminhadas e trilhas é o destino ideal. Todos os mirantes são belos;
- Não é tão caro para passear: como a maioria dos passeios você pode fazer sozinho, não vai gastar tanto. Exceto as baleias e o mergulho é tudo muito em conta se comparado com o Algarve ou mesmo Lisboa;
- É silencioso. Mesmo na semana do mar você pode ficar nos locais mais afastados da ilha e não ouvir “São Paulo em construção”. Aqui o barulho é constante. No Faial é silêncio total, a única coisa que você ouve é o sino da igreja (o tempo todo).
Espero que tenha gostado das dicas do faial. Assina a newsletter na nossa página: Viajar é fundamental (no rodapé de cada aba tem um formulário) para receber guias de viagem (Europa 2020). Se quiser preparar sua viagem sozinho baixe o e-book O Guia Essencial para Viajar por Conta Própria.
Boa jornada!