O Rio de janeiro é para mim como um resort (sem as frescuras). Tem uma espécie de “visto para a leveza”: a praia, o povo sem camisa na rua, a maresia, a quantidade de espaço aberto e verde, liberdade completa e absoluta. Sempre que a vida tá muito pesada aqui em Sampa pego um voo para o Rio. 55 minutos não é nada. Se a grana tá curta vou de ônibus, mas vou.
Esse fim de semana de paralimpíadas fui até lá. E vi um Rio seguro (na verdade jamais tive problema algum), limpo, lindo como sempre e mais leve que nunca. Depois que você já subiu o Cristo, já andou de bondinho em Santa Tereza e se deslumbrou com a vista do Pão de Açucar, pode pensar: o que resta para ver como turista? Optei por fazer passeios diversos com as sugestões da minha prima, é claro.
E foi assim que subi o morro e visitei uma comunidade pela primeira vez na vida. Só lembrava dos filmes. No Vidigal há um bar chamado bar da laje: http://bardalaje.rio/, fica no topo do morro próximo a uma UPP(Unidade de Polícia Pacificadora). Pegamos um uber e eu achava que o motorista não iria subir, mas me enganei: era uma mulher. Corajosa a criatura. Não só subiu como sentou e tomou um refrigerante conosco (aqui o taxista mal abre a boca).
Bem próximo do Leblon há um local (escondido) que foi feito para a comunidade caminho do céu ou pedacinho do céu, não me recordo o nome. Chama-se “Penhasco 2 irmãos”: http://visit.rio/que_fazer/parque-natural-municipal-penhasco-dois-irmaos/. É aquele morro que você tira fotos olhando do Arpoador. Pois bem: há um parque lá em cima, com três paradas para um visual de tirar o fôlego. Entrada gratuita. Só fica aberto para a população em geral até as 17:00, depois é todo da comunidade mencionada.
Conheci o Boulevar Olímpico http://www.boulevard-olimpico.com/, um passeio pavimentado- localizado no porto do Rio- que conta com diversas atrações, dentre elas a Pira Olímpica em frente a igreja da Candelária; um painel de 2.500 m² assinado por Eduardo Kobra, cujo nome é “etnias” e representa os cinco continentes; food trucks diversos: comi um waffle de nutela em um deles e por fim a casa Brasil – há casas de todos os países espalhadas pelas praias e locais centrais da cidade.
Se ainda não foi, vá. Aproveite que ainda não está 40 graus. Boa viagem!