Qual o significado da palavra réveillon?

Feliz Despertar

E o ano acabou. Não vou perguntar o que você fez, não se preocupe 😉.

Despertador e xícara. Fonte: Pixabay

O post de final de ano é para celebrar e não cobrar.

Foi um ano difícil para todos nós, alguns recomeçaram, outros não tiveram oportunidades, foram dias de luta e luto também.

Chega o dia 31 de dezembro e a maioria das pessoas veste roupas brancas, prepara comidas diversas, toma champanhe e fica acordada esperando a virada. A festa de réveillon está aqui desde sempre. Ou pelo menos desde que você lembra.

Mas você sabe de onde vem esta tradição?

Réveillon vem do verbo francês réveiller que significa acordar. A origem da palavra remonta as festas realizadas pela nobreza no século 17, que iam até tarde.

Jantares longos e cheio de glamour que passavam da meia-noite e eram realizados ao longo do ano, mas com o passar do tempo foram ficando para o final do ano.

Nós importamos a tradição francesa. Primeiro com a corte de Dom Pedro 2º no Rio de Janeiro, depois copiado pela elite de São Paulo para só então acontecer no país inteiro.

Hoje estamos com nossa mesa pronta, nossa roupa preparada e muitos sonhos nos bolsos. Celebrando mais um réveillon, vivos.

Por ser um novo ano, em que acordamos de fato, quero agradecer o seu apoio, cada mensagem, cada compartilhamento e comentário no blog e nas redes sociais.

Você fez meu ano muito melhor do que eu previa.

Há dois anos larguei o emprego público e comecei um novo negócio. A princípio, trabalharia apenas com viagens, mas a pandemia me pegou de surpresa e me reinventei.

Sou tradutora e intérprete, dou aulas de inglês, se você ainda não sabe dê uma olhada em nosso curso e preparo viagens customizadas para mulheres.

Ano passado publiquei um livro para auxiliar quem quer viajar sozinha e ainda não teve oportunidade: O Guia Essencial para Viajar por conta própria. Além disso, este ano, mais um filho saiu para o mundo: Aprenda Inglês Sozinho.

O primeiro filho Mochilando com as Deusas continua firme e forte. As leitoras me encontram no insta e mandam mensagens, logo em seguida enviam uma resenha e eu posto as deusas falando sobre sua experiência. Muito obrigada!

Minha vida teve vários réveillons. Acordei, despertei e modifiquei meus planos.

Relógio de bolso antigo. Fonte: Pixabay

De tudo que a pandemia nos trouxe creio que o despertar para a realidade foi o mais importante.

Aproveitemos então o réveillon para mudar de rota, para realizar sonhos que estão nas gavetas, trocar velhos hábitos, adquirir novos.

Ler mais, aprender uma nova habilidade, programar uma ✈, delinear um Norte. 

Minha gratidão pelo seu apoio neste ano difícil. Espero que 2022 traga as viagens que ficaram “acumuladas”, os livros que ainda não lemos e os sonhos que ficaram por realizar.

Espero que você esteja com saúde, paz e esperança de dias melhores.

Feliz ano novo para você e seus entes queridos💙.

Nos vemos em 2022. Boa jornada na virada de ano. Feliz despertar!

Um comentário sobre “Qual o significado da palavra réveillon?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s