O que você sempre quis saber sobre a China, mas ninguém contou

O COVID-19 se iniciou na China no final de 2019. Em 26 de março o país fechou suas fronteiras para entrada de estrangeiros, o artigo completo você pode conferir aqui.

A notícia de 10 de abril foi de que os casos de transmissão local foram zerados, mesmo assim as fronteiras permanecem fechadas.

 

china-o-que-ninguém-contou

Inclusive a fronteira com a Rússia, que foi fechada em abril de 2020. Os chineses temem uma segunda onda de coronavírus por risco de importação de novos casos.

Até o final do ano a China deve abrir paulatinamente suas fronteiras e se está no seu radar, confira abaixo as dicas para aproveitar Pequim após a pandemia.

Passei em Pequim (pouco tempo na verdade) na volta da Mongólia. Como ainda tenho o visto – válido por 5 anos, quero aproveitar para voltar e conhecer o país de fato.

 

china-viajar-pandemia
Cidade Proibida

É possível viajar sozinha e circular pela cidade tendo em conta os diversos meios de transporte.

O imperdível na cidade:

1. Cidade proibida: é mesmo enorme. Um conjunto arquitetônico de palácios imperiais. Para cruzar a cidade de norte a sul você precisa de tempo, pelo menos 4 horas.

2. Praça da paz celestial: foi palco de inúmeros protestos na China e é um cartão postal. Pertinho há o mausoléu de Mao Tsé-Tung e o Museu Nacional da China, se der tempo visite.

3. Rua Qianmen: é uma rua fechada, um calçadão para pedestres que abriga lojas locais bem como restaurantes, vale a ida, dê um tempo na caminhada e coma alguma em algum dos becos das ruas adjacentes.

4. Templo do céu: outro cartão postal de Pequim. A população local aproveita a praça e faz exercícios pela manhã cedinho. É lindo.

5. Para fazer a muralha escolha um passeio guiado partindo de Pequim (é caro, mas vale a pena). Fica a 80 km de Pequim ou 1h e 30 minutos de trem portanto melhor sair cedo. É um passeio de um dia inteiro.

china-ninguém-contou
Cidade Proibida

Achei muito simples já que com o mapa do metrô você pode circular com facilidade, mas as pessoas não falam inglês.

A única coisa que estranhei foi a quantidade (enorme) de policiais armados na cidade: em todos os cantos. Ao invés de me sentir segura, me senti vigiada mesmo e com receio de tirar fotografias.

Também somos revistados (raio x) em todas as estações de metrô.

 

viajar-china-pandemia
Templo do Céu

O mais importante (que eu não sabia antes de ir) é que há muitos anos a China impõe restrições sobre o uso da rede de internet, tornando as mídias sociais como facebook, insta e afins inacessíveis.

Bem como buscadores como o google, por exemplo. Ou WhatsApp.

Você se sente numa bolha. Sem comunicação.

Eu usei SMS (que nem lembrava mais da existência) para avisar que estava bem.

O grande firewall da China pode ser contornado através do uso de VPN (Virtual Private Network), mas você precisa fazer o download antes de ir.

Essa rede privada permite o tráfego de dados de forma segura, já que substitui o seu IP pelo provedor próprio da rede.

 

pandemia-china-viajar
Museu Nacional

Mesmo nos hotéis o wi-fi é de baixa qualidade e você não conseguirá baixar o VPN.

Até mesmo para acessar meu e-mail pessoal (do yahoo) eu tive sérias dificuldades, contando com a rede do hotel que estava hospedada.

O firewall deles é uma muralha mesmo.

 

baixe-o-vpn
Templo na China

Então: baixe o VPN com antecedência- não faça como eu. Só assim terá acesso as redes sociais e a seu provedor de filmes e séries.

Nesse site você pode baixar o VPN.

Quer um roteiro completo para a China? Conte com nosso Roteiro personalizado e faça uma viagem que é a sua cara, com a indepedência que você merece.

O mundo é muito grande para ser deixado de lado. Só vá!

Boa jornada!

Um comentário sobre “O que você sempre quis saber sobre a China, mas ninguém contou

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s