Tem perrengue ? Tem, sim senhor. Também tem samba pandeiro, viola e cavaquinho. No Rio. De fevereiro a dezembro e de Janeiro, com certeza . Samba de escola , samba juntinho e solto com sabor de sal. Samba no pé, mas sobretudo na alma.
E continua lindo.
Com muito sol.

Fazendo sombra com as mangueiras tem Belém , cujas mangas por vezes “ beijam” o capô do carro . Tem chuva ? Tem, sim senhor . Também tem açaí , tucupi e tacacá. Cupuaçu e bacuri . Tucunaré e pupunha com café .
E a proteção ?
Dos santos, é claro. A Bahia tem todas as respostas. Morro de São Paulo e Itacaré . Praia de cinema. Palmeira e areia branca. Vatapá e caruru. Pelourinho que guarda dor e preserva história. Todos os santos vivos e olhando por nós.
Proteção e azaração. Aconchego e pegação.
Carnaval é a prova.

E a geral ? Tá aonde ?
Nas Minas . De ouro, prata e diamante. São João que era do rei pertinho do ouro, que era negro. Tropeiro, tutu e angu. Frango com quiabo e pão de queijo. Tiradentes ainda vive nas ruas ladrilhadas com pedrinhas brilhantes (lembra da música?) . Mina, sua linda.
Tem diversidade ? Tem sim senhor.
Também tem mistura, cor e sabor. Brasil de todos os risos, choros e dores. Continental e bairrista . Malandro e sério. Come-se bem e come-se nada também. Separa e mistura. Junta e acolhe.

Tem perigo? Tem, sim senhor. Também tem beleza, fortaleza e natureza. Abundante, exuberante . Selvagem e semi domada. Praia, montanha e chapadão. Semi árido e floresta. Cavernas e reservas. Cidade e interior. Contrastes sem igual.
Povo lindo misturado e misturando.
Não é 7 de setembro , mas feliz dia da independência Brasil.


Um comentário sobre “O Brasil é uma viagem”