Os E.U.A. suspenderam as viagens para o país de pessoas vindo da Europa- países da lista Schengen. A Índia vai suspender a emissão de vistos a partir de amanhã (14 de março). O que fazer em época de pandemia?
Muitos países estão em quarentena, dentre eles a Irlanda onde há muitos brasileiros estudando e/ou trabalhando. Os supermercados impuseram limites de compra de ontem para hoje e a maioria das pessoas estão em suas casas.
A Itália está com as ruas vazias e em quarentena.
No Brasil temos até o momento 98 casos confirmados da doença, mas sem previsão de quarentena (até o momento). São 1.485 casos suspeitos até agora de acordo com Ministério da Saúde. A reportagem é do correio braziliense, você pode ver aqui.
O que fazer com relação as passagens aéreas?
A maioria das companhias aéreas está oferecendo reembolso e/ou remarcação gratuita no caso de viagens marcadas para agora (até o final de março), verifique na empresa aérea qual a política de cancelamento e o que pode ser feito com sua passagem.
Algumas empresas oferecem remarcação gratuita até fevereiro de 2021 – uma janela bem grande.
Devo viajar agora?
Não se puder evitar. Ainda que haja passagens aéreas quase de graça (como a Air Asia está oferecendo) o melhor é não viajar e aguardar até abril para ver o desenrolar da situação, ainda que você não vá para uma área afetada pelo vírus, o ideal é esperar.
Meu seguro viagem tem reembolso?
Se você já pagou o seguro viagem verifique as cláusulas de exclusão. Se o país está na área afetada pela pandemia o seguro é obrigado a devolver o valor pago (regra geral). Se não está, veja com a seguradora se oferecem transferência de data para remarcar sua ida e passagem aérea e estar coberto na data da viagem.
Vou viajar na alta estação (julho e agosto) devo manter meus planos?
A indústria do turismo espera que a situação se resolva até lá. As empresas aéreas e os hotéis aguardam ansiosos pelo verão no hemisfério norte a fim de recuperar parte do prejuízo imposto pela pandemia. Não sabemos o que irá acontecer. Meu conselho? Se conseguir transferir a passagem para setembro ou outubro é melhor.
Veja a reportagem do Lonely Planet.
É uma época estressante e de grande preocupação. O melhor a fazer é esperar. Se puder fazer home office é o cenário ideal, já que agora os números crescem no Brasil e não temos a estrutura de primeiro mundo para cuidar dos enfermos.
Aguardar é a melhor decisão.
Se decidir planejar sua viagem para o final do ano ou para 2021 passe na nossa página e receba guias de viagem gratuitos na newsletter: Viajar é Fundamental.