Chegamos de Fez (Se você ainda não viu) em uma Rabat chuvosa, o que não diminuiu em nada sua beleza.
A capital do Marrocos fica na costa Atlântica a 93 km de Casablanca, foi incluída como patrimônio da UNESCO em 2012 e é uma cidade “moderna” para os padrões do país. Fundada pelo Califado Almóada em 1150 sob o nome de ribat que significa fortaleza. Hoje a fortaleza chama-se Casbah dos Oudayas e tem uma mesquita e uma residência (passeio imperdível na cidade).
Além do Kasbah ou Casbah mencionado acima, os pontos turísticos dignos de nota em Rabat são: Mausoléu de Mohammed V onde está o túmulo do falecido rei e seus filhos; Necrópole de Chella construída em 1339 que foi anteriormente um povoado fenício; a Catedral de São Pedro; o Palácio real e a sede do governo marroquino chamado Dar-al-Makhzen; a velha medina e o bairro judeu (Mellah). Vale lembrar que não se pode fotografar o palácio real.
A acomodação em Rabat foi o confortável Riad El Maati (Hotel na capital), que contava com terraço (para um excelente café da manhã) com uma vista fantástica e os quarto era equipado com uma sala de estar além do quarto privado. A decoração com um mix de design moderno e arquitetura tradicional do país. Lindo mesmo o local. Super recomendo.
Rabat em fotos:
Casablanca por outro lado tem o maior porto e a maior zona comercial do país. E a mesquita mais bonita que já vi. Construída entre 1986 e 1993 é a terceira maior do mundo e de quebra, tem vista para o Atlântico. O edifício foi construído pelo arquiteto francês Michel Pinseau. Chama-se Mesquita Hassan II:
Além da mesquita os pontos turísticos da cidade são: Mercado central; Bairro de Hadous; o Palácio real e a Praça Mohammed V. Ficamos apenas um dia em Casablanca e não tivemos tempo de apreciar tudo que a cidade oferece, mas achei a mais bonita de todas as que visitamos no Marrocos.
A cidade deve sua fama ao filme de 1942 com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman:
Quem não lembra da famosa frase : nós sempre teremos Paris ? Se você não viu, não vou dar spoiler. Uma boa história de amor, excelente trilha sonora e a fotografia de uma Casablanca ainda colônia francesa. Entretanto, não foi filmado no Marrocos e sim, em estúdios!
Acaba aqui a saga Marrocos. Foi uma viagem inesquecível e como alguém já disse: pouco importa o destino, o que fica da viagem são as pessoas que você conhece ou encontra e a paisagem. Ficou do Marrocos a família portuguesa que até hoje está em minha vida. Preciosos momentos compartilhados com pessoas fantásticas. Patrícia, Piedade e Vera meu muito obrigada. Amo vocês.
Para guias de viagem (Europa 2020) e dicas imprescindíveis assine nossa newsletter na página Viajar é Fundamental .
Filhota mais uma descrição da viagem a Marrocos fabulosa, os meus sinceros PARABÉNS.
Todavia, um pequeno reparo, na descrição sobre Casablanca, no penupenúl parágrafo, quando pretendes dizer que “visitamos Marrocos” ficou VISTAMOS
BOM final de semana com o crise provocada pela greve, que certamente já sentiste na pele com as idas para o tribunal.
X♥
Ok papis vou consertar ! Obrigada por acompanhar a viagem . Te amo ❤️
Foi uma viagem inesquecível em excelente companhia. Ganhámos uma irmã de coração.
Ler o seu Post faz-nos reviver momentos maravilhosos. Obrigada.
Beijinhos gigantes
Eu também ganhei uma família! Beijos em todos ai e uma ótima semana 😉