A campeã das dificuldades reportadas pelas minhas alunas.
A habilidade mais difícil a ser adquirida quando se está aprendendo inglês sozinho, especialmente sem professor (on-line que seja). Difícil sim, mas não impossível.

Seguem 7 dicas para melhorar seu speaking :
✅ Narre o seu dia para você mesmo. O que está fazendo agora ? O que vai fazer depois? Quais são seus planos para o final de semana? Use e abuse dos tempos verbais.
Aprender inglês sozinho pode ser divertido 😉 .
✅ Escolha um tópico que escreveu e leia em voz alta. Leia e-mails e blog posts também em voz alta. Aqui há uma lista de blogs de viagem, caso você goste do tema.
Preste atenção na pronúncia. Se tiver dúvida consulte o Google.
✅ Grave no celular o tópico narrado. Escute várias vezes procurando os erros e acertos, especialmente na pronúncia.
Escute na semana seguinte para acompanhar seu progresso.
✅ Lembra dos vídeos com transcrição que mencionei nesse post? Escute e leia em voz alta a transcrição várias vezes. Vai descobrir o que precisa melhorar na pronúncia.
Repita o processo com tudo que encontrar transcrição: músicas e podcasts, por exemplo. Procure no Google “videos with transcript english”. Há várias opções, escolha a que mais se encaixa na sua preferência de assuntos.

✅ Fale com você mesmo no espelho. Pode ser assustador 😅,mas é uma ótima técnica. Vai descobrir coisas inimagináveis. Se dê conselhos e vibrações positivas. Leia, por exemplo um trecho de auto ajuda – no espelho.
✅ Procure plataformas on-line onde você possa conversar com estrangeiros, em troca de ensinar algum outro idioma, por exemplo na Language Exchange: a ideia é você ensinar português em troca de aprender inglês on-line.
Outra plataforma com o mesmo objetivo é Duolingo. Os elogios são inúmeros. Passe lá se ainda não conhece.
Dica de ouro: por conta da quarentena há cursos e atividades gratuitas em inglês oferecidos pela Cambridge.

2 comentários sobre “Aprendendo inglês sozinho IV : 7 dicas para melhorar o speaking”