27 dicas imbatíveis para aprender inglês sozinho

Estudar inglês sozinho não precisa ser chato. Muito menos impossível.

Em tempos de pandemia e com a oferta de trabalhos remotos que requerem o aprendizado do idioma, a procura por cursos de inglês on-line subiu muito.

 

aprender-ingles-sozinho
Aprenda inglês sozinho

Ensino inglês on-line há muito tempo e percebo que há um bloqueio enorme nos alunos, pelo menos no início do curso.

Como se aprender inglês fosse uma tarefa impossível.

Há também vergonha de falar em público, seja com o professor seja com outros alunos.

O medo da crítica e de pagar micos -pronunciando errado, acompanham o estudante que tenta falar inglês.

Os cursos de inglês em escolas mais atrapalham do que ajudam, pois, a aula não é personalizada, então a pergunta persiste: como aprender inglês sozinho?

Compilei 27 dicas imbatíveis para ajudar você nessa tarefa, vamos a elas?

  1. Relaxe, respire e encare como uma atividade qualquer: quando estamos nervosos a tendência de bloquear o aprendizado do idioma é maior, então dê uma pausa, pegue um copo de água, faça um café e sente-se confortavelmente.
  2. Programe-se: escolha um horário e um local para estudar pelo menos 3 vezes por semana. Um local arejado, com bastante luz e ventilação no conforto de sua casa.
  3. Não ultrapasse 1 hora e meia de estudo por dia: se você fica estudando inglês muito tempo seu nível de concentração cai. E, no final, estará frustrado e com raiva do idioma.
  4. Trabalhe todas as habilidades durante a semana: leitura e vocabulário na segunda-feira, por exemplo; escutar (listening) e pronúncia na quarta-feira e gramática juntamente com a escrita na sexta-feira.
  5. Compre um caderno – daqueles antigos. Divida em partes iguais: vocabulário, gramática, leitura e compreensão, listening e pronúncia.
aprender-ingles-online
Organize seu local de estudo

6. Faça uma paleta de cores para cada habilidade que vai desenvolver. Coloque etiquetas no caderno e marcadores para aquilo que você precisa voltar e refazer. As cores vão tornar seu aprendizado do inglês mais dinâmico.

7. Traga o inglês para sua vida: escolha tópicos que te interessam. Se você gosta de viajar leia sobre o assunto, se gosta de comida escolha blogs que mencionam receitas e assim por diante.

8. Leia Nesse post há dicas de blogs e newsletter de empresas que eu assino em inglês. Se você gosta de viagens vai adorar.

9. A leitura deve ser trabalhada de acordo com seu nível: as dicas para trabalhar a habilidade você encontra aqui. Não tente ler artigos de jornal se está no intermediário, você vai se sentir frustrado e desistir de adquirir vocabulário novo – que é maior objetivo do Reading.

10. Cerque-se com o inglês: escutar e entender o que é falado é o segundo maior desafio dos alunos de inglês. Se você surround yourself com a língua será muito mais fácil de compreender os sotaques.

27-dicas-aprender-ingles
Ouça podcasts

11. Ouça podcast: os episódios são curtos e você pode fazer ao mesmo tempo que realiza outra atividade, por exemplo enquanto faz a faxina ou na esteira na academia. Compilei aqui uma lista de 7 podcasts em inglês e a maioria deles é gratuito.

12. Ouça a primeira vez sem compromisso: criei uma técnica que chamei de ouvido engajado, como você pode ver aqui. A ideia é não tentar fazer a transcrição do áudio de primeira, se acostume com o sotaque, ouça sem obrigação, e depois prepare-se para anotar as keywords (palavras-chave) do inglês.

13. Coloque a legenda e o áudio da Netflix em inglês: assista a episódios de séries que são simples de entender e curtos, por exemplo: chesapeake shores ou modern family. Ou filmes que você já sabe o final assim vai estudar o que está passando e não apenas se entreter. Anote o vocabulário novo na parte destinada a isso no caderno.

14. Veja TED talks: nesse artigo há uma lista com as 25 melhores de todos os tempos!

15. Baixe um aplicativo para auxiliar com a pronúncia: qualquer um serve, pode ser o duolingo, o memrise ou o babbel.

aprender-idioma-sozinho
Estabeleça uma rotina de estudos

16. Não deixe o vocabulário morrer: pesquise sobre as palavras novas. Como são pronunciadas, os sinônimos e antônimos delas e no final, faça um pequeno texto – de no máximo 5 linhas e tente utilizá-las o máximo que puder.

17. Revise o que aprendeu na leitura ou no listening a cada duas semanas. Repita falando em voz alta e cheque no google se a pronúncia está certa.

18. Otimize o aprendizado do inglês: se o assunto é viagem, por exemplo, pesquise em inglês tudo que se relaciona ao tema: transportes, passagens aéreas, acomodação, restaurantes, controle de passaporte e assim por diante. Seu vocabulário vai aumentar exponencialmente.

19. Faça sentenças com o que aprendeu: curtas. Prestando atenção na maneira como são escritas e principalmente nas conjunções e preposições.

20. Baixe uma lista de connectors ou transitional words: palavras como however, in addtion to, moreover e assim por diante. É o auxílio que faltava para a construção de frases perfeitas.

27-dicas-aprender-ingles
Não deixe o vocabulário morrer: faça sentenças curtas

21. Estude as preposições por necessidade e adequação: preposição de tempo, por exemplo: faça frases sobre hoje, ontem e amanhã. Preposição de lugar: olhe em sua volta e descreva o ambiente que está no momento. A memorização vai ser muito melhor.

22. Participe de grupos de inglês no facebook: muitos disponibilizam materiais gratuitos e dicas imperdíveis.

23. Reúna quem está aprendendo inglês sozinho e faça um grupo no WhatsApp: interesses comuns geram necessidade de aprendizado. Você vai poder escrever em inglês todos os dias e praticar com o áudio a pronúncia.

24. Coloque post-it na sua casa com o nome dos objetos em inglês. Quanto mais colorido melhor!

25. Aprenda por contexto e não tradução: quando ler ou ouvir alguma coisa procure pensar do que se trata e “preveja” o vocabulário que será usado. Tradução de forma literal não funciona em nenhum idioma.

26. Falar inglês é o maior desafio dos alunos: use sua imaginação. Escolha um personagem da sua série favorita e faça diálogos imaginários com ele. Para mais dicas de como melhorar seu speaking veja o post.

27. E, por fim: não se cobre. A maioria das pessoas só fala um idioma, se você chegou até aqui quer dizer que sua força de vontade é um motor propulsor. Continue com calma: você vai chegar lá.

 

Parabéns por aprender inglês. Uma outra língua abre fronteiras inimagináveis e facilita sobremaneira a vida de quem viaja.

Como é bom ter a liberdade de se comunicar com estrangeiros, pedir informações e ganhar a autonomia que faltava!

Aprender um novo idioma não precisa ser tão complicado. Não desista.

Siga o passo a passo das 27 dicas imbatíveis para melhorar as habilidades trabalhadas.

Quando você sonhar em inglês – o indicador da quebra da barreira linguística deixe um comentário, vou ficar super feliz!

Para saber sobre o nosso curso on-line clique aqui e agende uma aula experimental gratuita.

Boa jornada aprendendo inglês!

2 comentários sobre “27 dicas imbatíveis para aprender inglês sozinho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s